sábado, 12 de março de 2011

CATIVAR


" Cativar é amar, é também respeitar..." Eu cantava essa musiquinha em meus tempos de criança, anos depois me tornei fã do desenho animado do Pequeno Príncipe, e desde então o verbo cativar me ronda. Hoje nessas quase três décadas de vida me sinto ainda como o personagem, em busca de entender a significativa da palavra.


Se somos responsáveis por tudo que cativamos, nos voltamos a teoria do espelho, conceito antropológico simples que consiste em se por no lugar do outro e tentar ver a situação a partir da linha de pensamento alheio.

Conceitos simples, mas que na prática se torna um grande desafio, buscar a compreensão das atitudes do outro em nós mesmos, nos pondo num lugar que nem sempre nos é confortável.
Sem mais tentativas conceituais ou filosóficas, cativar é amar, amor simples e puro, é cuidar, zelar, orientar e aturar aquele que se quer bem, seja na alegria ou na tristeza, isso é obrigação que cabe ao "cativante", que formou um laço fraternal e um dia fez uma promessa de amizade eterna, não verbal na maioria das vezes, mas com o sorriso, com o olhar. Aquela velha coisa de amigo que sabe o que o outro pensa com uma mísera expressão facial.

Temos que correr contra tudo que nos impede de ser amável, CATIVAR é função e dever de quem se deseja bem. Precisamos nos cativar muito mais.

2 comentários:

  1. Cativar não é um ato e sim uma arte, pois não tem tempo determinado de ter a obra finalizada.
    Mas cativar é mais facil do que se por no lugar de outro.

    ResponderExcluir
  2. Vevemos correndo tanto que atropelamos tudo. Perdemos essa capacidade de viver cativando. É mais fácil trocar de amigo que se colocar no lugar do outro. Com isso não criamos laços..não criamos nada. Vivemos na era da máquina...

    ResponderExcluir