quinta-feira, 8 de abril de 2010

Retrato de Mulher



Lígia Sueth Assumpção.... Há como defini-la? Possivelmente não, mas existem algumas palavras sinônimas a sua existência, dedicação, fibra, coragem e lealdade. Mas pra mim a melhor forma de explicar quem é essa "senhora" e simplesmente dizendo que foi um exemplo raro de professora, mestra no sentido pleno do vocábulo, que ultrapassou o limite da sala de aula e ah treze anos se faz presente na minha vida, ex-professora, minha chefe ah 8 anos, e um ídolo pela eternidade. Alvo de críticas duras por funcionários que não entendem que EDUCAÇÃO, na visão dela não é o seu "ganha pão", mas sim a razão de sua vida, e tentar garantir esse direito aos seus alunos é um combate declarado a qualquer coisa que possa impedir o seu acontecimento .Essa mulher respira, e vive a educação, afinal ela sabe o nome de todos os seus funcionários, mas o que vai além ela sabe quem é cada um, e é capaz de lembrar o lugar onde o aluno x sentou ah cerca de 30 anos atrás. Me desculpem os críticos que me chamam de "puxa-saco", mas como não admirar alguém assim? Como não se encantar com uma voz que diz tudo o que deseja de você em um simplório "tudo certinho" ao telefone? Retorno ainda ao ano de 1997, eu aluno do primeiro ano normal, momento de greve de professores estaduais, ela juntamente com todos os outros professores aderiu ao movimento, mas na primeira semana, sem que ninguém exigisse havia marcado por conta própria as aulas de reposição aos sábados com a alegação que os conteúdos não podiam se atrasar, e logo ela Lígia Ligeirinho, nunca aceitaria ( e nem aceitará) estar na condição de atraso. Descrever esse Retrato de Mulher é algo quase impossível, é uma missão dolorosa, eu poderia passar dias narrando tantas outras demonstrações que a qualificam como exemplar único de pessoa, mas me tornaria redutante porque todas atitudes são embasadas em um único eixo temático, amor ao que se faz, quando ela é professora, chefe, amiga, mãe (assim me sinto, filho postiço) ela sabe ser amor, e intenso, bem aqui está outra palavra que a define Intensidade. Anos se passarão e por toda minha vida "encherei" a minha boca pra dizer fui aluno de Lígia Sueth Assumpção, Dona Lígia Ligeirinho da Canela grossa de tanto andar, das mãos sujas de giz, dos braços ocupados com mapas, um risco de carbex no rosto e com a alma sempre em ebulição, ela é definitivamente sem definição.


Texto ao meu ídolo maior...

Um comentário:

  1. Emocionei-me ao ler uma verdadeira "declaração de amor" a esta pessoa maravilhosa que é Liginha Rifan.Vc, meu querido Rei, teve sensibilidade para perceber detalhes que poderiam passar despercebidos, porque realmente ela sempre anda ligeirinho, mas vc captou muito bem e soube descrever de forma ímpar. Liginha é uma das pessoas mais extraordinárias que conheço, tive o privilégio de conviver com ela desde a infância. Parabéns pelo belíssimo texto e homenagem a esta grande mulher.

    ResponderExcluir