sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

A Sexualidade nossa e a alheia...Pecado???




Quando falamos de sexo ou sexualidade utilizamos essas palavras como se tivessem o mesmo significado, mas, há diferença entre estes termos.
Sexo
• Condição orgânica que distingue o macho da fêmea nos organismos heterogaméticos.
• Sexo feminino e sexo masculino.
• Conjunto dos órgãos sexuais masculinos ou femininos e, de modo especial, os órgãos externos.
Sexualidade: Está diretamente ligada a atitude da pessoa nessa relação, o seu comportamento, desejos, fantasias… essas são manifestações da sexualidade.
O sexo nas civilizações da Antiguidade davam ao ato sexual de um momento sublime humano, passando pela necessidade natural do ser ou mesmo um ato casual e simplório .
Em contra partida as sociedades judaico-cristãs passaram adotar o caráter de proibido, pecado, de ofensa a Deus a prática sexual , que não segue os parâmetros traçados segundo aos ensinamentos religiosos.
“Passamos a ser filhos de Adão e Eva, expulsos do paraíso por desobedecer a Deus, carregamos o DNA do pecado mortal praticado por eles.”
Pensamentos sobre o sexo no Brasil nos séculos passados:
“Era preciso enfear o corpo para castigá-lo. Os vícios e as “fervenças da carne”, ou seja, o desejo erótico, tinham como alvo o que a Igreja considerava ser “barro, lodo e sangue imundo.” Onde tudo era feio porque pecado. Isso, porque a mulher- a velha amiga da serpente e do diabo- era considerada, nesses tempos como um veículo de perdição da saúde e da alma dos homens.”

As relações “fora do vaso natural” eram tidas como pecados graves “quaisquer tocamentos que levassem a ejaculação. Assim, perseguiam-se os “preparativos” ou preliminares ao ato sexual.


O sexo só era permitido com intuito a procriação.

As relações sexuais entre marido e mulher se davam com um lençol com um furo, onde o homem deveria introduzir seu pênis na vagina da mulher sem que houvesse contato entre os corpos, normalmente a mulher apenas levantava o vestido e o homem abaixava as calças.
Com todos os resquícios culturais que herdamos de anos do “sexo, palavra proibida.” Fica a certeza da dificuldade de tratar assuntos como:
DIVERSIDADE SEXUAL
DSTS e AIDS
GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA.
É preciso romper com as barreiras e acabar com os tabus que impedem as pessoas de viverem uma sexualidade plena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário